sábado, 24 de dezembro de 2011

Empurrando a vaquinha no barranco

Uma vez ouvi de um amigo uma história que esse ano foi meu tema. Não lembrava direito, então joguei no Google, óbvio:
Um velho sábio [sempre é um sábio, aff] e seu ajudante chegaram numa pequena fazenda onde moravam um homem e seu filho, e pediram para passar a noite ali. A miséria e a desolação do lugar era total e eles dependiam totalmente do leite que tiravam de uma vaca amarrada à beira da janela.

O mato tomava conta de tudo à volta deles e aliado à sujeira dava ao lugar um aspecto sombrio e desalentador. Conversando com os dois homens, o velho sábio viu-os conformados com a situação de miséria e penúria em que estavam.

Ao sair da casa de madrugada, o sábio puxou a vaca pela corda e a empurrou no primeiro barranco que encontrou, para espanto total do seu ajudante.

Um ano depois os dois voltaram e para surpresa do ajudante do sábio, o lugar estava totalmente modificado. Onde havia miséria, havia agora sinais de fartura e abastança. Pai e filho, ao contrário dos andrajos de um ano atrás, vestiam roupas boas e novas. Na garagem havia carros e no celeiro ao lado caminhões e tratores.

O que havia acontecido, perguntou o sábio? Alguém, que eles não sabiam quem era, havia empurrado a vaca deles no barranco, e sem outra alternativa eles viram que tinham de trabalhar arduamente. E foi o que fizeram. E trabalhando, a vida deles se modificou radicalmente.

Quantas vezes precisamos tomar umas sacudidas da vida ou de alguém que empurre barranco abaixo a nossa vaquinha...

Bom, dispenso colar aqui a óbvia lição de "moral" etc.

Tem aquele dito cansado e genérico de que "às vezes, precisamos perder algo para dar valor". Às vezes. Mas não raro esse valor também é apenas falta daquilo a que estavamos acomodados, mas que não estava fazendo a tal "diferença". Ponto positivo se a subtração foi uma decisão própria e não um percalço.

Por outro lado, também há o que precisamos perder para enxergar além; é uma maneira da vida nos obrigar a melhorar, obrigar a tirar da gaveta aqueles desejos que há tanto protelamos...

Então dá pra dizer que "há males que vêm para o bem?". Ah, vá ser ingênuo assim na ponte-que-caiu. Males vêm para o mal! O bem a gente constrói quando se levanta.

Algumas vacas me empurraram em 2011. Outras eu mesmo empurrei.
3º ano feliz com saldo positivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário