domingo, 8 de abril de 2012

Feliz dia do chocolate



Li tanto por esses últimos dias pascoais acerca do quão caríssimo é design oval do mesmo viciante (e, dizem, antidepressivo) produto... Como se o negócio fosse apenas mudar o formato...

Isso me lembra as aulinhas de Marketing e os famosos 4Ps (Produto, Preço, Ponto/Praça [de venda], Promoção), aspectos que precisam ser trabalhados até lambuzar dedos e bocas de filhos, ou sobrinhos, ou namoradas(os) ansiosos pela guloseima.

Toda a alteração na estrutura de produção, ajustes das máquinas e formas, alterações nas jornadas de trabalho e inserção de tarefas dos funcionários - e isso de maneira a não prejudicar o fabrico do que normalmente consome-se no restante do ano. É uma pequena parte do que é feito com relação ao aspecto Produto, sem contar a embalagem, caixas coletivas de transporte etc.

E a briga pelas prateleiras (e pela cobiça estomacal, quase libidinal, dos consumidores) começa muito antes da Páscoa. Antes mesmo de embalado, as grandes redes de supermercados já calculam as exigências que farão pela disponibilização do espaço.

Fazer concessões custa (creio que quem já se divorciou poderia dar ótimos testemunhos a respeito). Eis o aspecto Ponto de venda, pra dar um exemplo.

Não basta só ter um lugar de destaque aos olhos do consumidor. É preciso que algo lhe cative - ou, ideal, que leve-o a já ir em busca do produto específico, sem que fique perdido entre a miríade de ofertas que sobrecarregam os sentidos nessa época.

Aí entra o trabalho "artístico" de criação da embalagem e todo o esforço de divulgação (Promoção), criação de folders que você vê às pencas, peças publicitárias etc. Tudo isso vai culminar no Preço.

É lógico que os fabricantes querem lucro, mas não culpo totalmente a Indústria por esses preços escandalosos (que eu não pago).

Fora isso, me lixo pras tradições, hipocrisias e símbolos importados, não menos absurdos que Papai Noel e árvores de natal salpicadas com "neve". Nem precisei dissertar sobre; duas linhas bastam! hahaha
Se bem que acho ainda mais grave nos obrigarmos a usar terno e gravata num país tropical... E gastar fortunas em climatização dos ambientes dos carros e escritórios pra aturar a vestimenta... tsc-tsc

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Fornecedores revelam as pressões e as exigências dos grandes e até dos pequenos supermercados.

A Ditadura do Varejo (por Nelson Blecher, na Revista Exame, edição 768, de 2002)
As grandes redes de supermercados brigam por preços baixos e tornam cada vez mais dura a vida da indústria.

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